Go Minimal

Certificação + Jogo de Cartas + Manual + Participação na Tribo Go Minimal



Regista-te

O Go Minimal

Go Minimal é um jogo de cartas com 42 perguntas cuidadosamente selecionadas para ajudar a tirar o teu projeto (da tua equipa ou do teu cliente) do papel (da gaveta ou da tua cabeça) e torná-lo realidade.

Durante o jogo, o jogador é orientado a descobrir os passos mínimos para levar a cabo um projeto que há muito tempo deseja fazer. Através do Go Minimal, podes descobrir que, afinal de contas, é possível fazer aquela viagem de sonho, acabar de ler aquele livro, aprender uma nova língua e criar um produto ou serviço para oferecer aos clientes da tua empresa.

À medida que o jogador (ou jogadores de uma equipa) responde às questões estratégicas, torna-se claro sobre o que quer alcançar e como. É então criado um plano considerando o tempo que o jogador tem disponível para realizar o seu objetivo e os recursos que tem à sua disposição.

O jogo também permite a prática da comunicação, empatia e consenso à medida que os jogadores explicam as suas respostas, o grupo acaba por perceber como funciona a mentalidade dos outros membros da equipa e, finalmente, tomam decisões em conjunto. Quando jogado individualmente, o participante também exerce a comunicação e traz clareza ao seu plano, ao partilhar com o facilitador as possibilidades que acabou de descobrir.

Relato de Experiência de Coach com Gamification

Neste vídeo poderás conhecer a experiência do Coach e Agile Coach Luiz Duarte com o jogo Go Minimal.

Através das palavras do Luiz, poderás compreender como esta ferramenta pode apoiar o processo de guiar os teus clientes na realização dos seus objetivos.

https://www.youtube.com/watch?v=uq_fJb1uaiY

Regista-te

Para quem é esta certificação?

Para ti: Mentor, Treinador, Terapeuta, Consultor, Facilitador, Gestor, Líder, Professor, Coordenador de Projeto…

Para ti, um facilitador de processos centrado em CONFIGURAR o CAMINHO de AÇÃO para a MUDANÇA através da INOVAÇÃO, CRIATIVIDADE e COMUNICAÇÃO de uma forma leve, lúdica e simples, com 100% de empenho por parte dos participantes.

Tudo isto para ser feito em menos tempo e com mais CLAREZA, FOCO e SIGNIFICADO!


Regista-te



Para que serve o jogo?

► Para encontrar soluções que nunca foram pensadas para um desafio pessoal ou de equipa.

► Para trazer clareza sobre os passos a seguir na execução de um projeto.

► Exercitar a comunicação da equipa.

► Para apoiar o processo de mentoria ou coaching.

► Apoiar os jovens na definição do seu percurso profissional.

► Apoiar os profissionais que querem dar novos passos na sua carreira e não sabem por onde começar.

► Para apoiar o início e o fim de uma reunião, workshop, formação ou mentoring.


Regista-te

Por que devo usar a gamificação na minha prática profissional?

► Porque precisas encontrar soluções disruptivas e criativas para um desafio individual ou de equipa.

► Porque precisas encontrar o caminho a seguir para executar um projeto que está há muito tempo sentado na gaveta.

► Porque precisas orientar uma equipa no planeamento e execução de um projeto.

► Porque é necessário criar um ambiente seguro para os membros da mesma equipa falarem e terem um momento real de escuta ativa e consenso.



Regista-te

Ferramenta para Coaches: Go Minimal

Vê o testemunho da Flavia Faria, que teve a sua carreira transformada depois de participar numa sessão de gamification facilitada por mim com o jogo Go Minimal.

Se és coach, facilitador(a) ou mentor(a) e pretendes ter uma ferramenta de gamification inovadora para envolver os teus clientes no planeamento e na tomada de ação sobre os objetivos, regista-te para a formação do jogo Go Minimal.

https://www.youtube.com/watch?v=WJ4IKLG1dKg

Regista-te

O que é que o jogo Go Minimal oferece de diferente?

Um espaço seguro para exercitar a tua criatividade e dos indivíduos que estás a facilitar ou a liderar enquanto crias um ambiente convidativo e uma experiência de planeamento de projetos não convencional.

Uma forma lúdica de encontrar clareza no planeamento e execução de projetos, desafiando o jogador a ser guiado por diferentes elementos, tais como: perguntas, cores, datas, combinação de números, dados e cartões surpresa.

Para os participantes, o jogo Go Minimal oferece o desafio de definir as principais áreas para a execução de um plano de ação:

► Âmbito (Escopo)

► Motivação

► Execução

► Tempo

► Comunicação

► Recursos

A técnica requer apenas 10 minutos para preparar o cliente para trabalhar com o jogo através de um exercício de preparação.

A utilização de cartas e elementos-surpresa proporciona um ambiente seguro para que um indivíduo e/ou equipa redescubra as possibilidades que estão à sua disposição para dar os primeiros passos em direção ao seu objetivo.


Regista-te

Para que e em que áreas pode ser utilizado o jogo Go Minimal?

Durante a aplicação do jogo Go Minimal, pede-se aos jogadores que reflitam sobre um desafio que querem vencer, algo que precisam de resolver. Em seguida, serão apresentados 6 questões-chave que ajudarão os jogadores a concentrar o seu pensamento apenas no seu projeto e a criar uma realidade à parte da qual estão inseridos e habituados.

Posteriormente, são apresentadas cada vez mais cartas acompanhadas de elementos surpresa à medida que os jogadores evoluem no jogo.

O jogo Go Minimal também convida o jogador a exercer um pensamento convergente e minimalista, uma vez que desafia o participante a abandonar sempre conceitos generalistas e a concentrar-se no que é possível agora com os recursos que estão disponíveis.

A aplicação de gamification com o Go Minimal pode ser aplicada para resolver desafios em diferentes áreas e pode ser jogada por adolescentes, adultos e seniores.




Regista-te



Regista-te

Como resultado, é uma ferramenta centrada na resolução criativa de problemas e na comunicação ao instigar o jogador a contar histórias construídas durante o jogo.

Go Minimal é uma chamada à ação e, como resultado, ajuda os jogadores a:

► Planear para agir.

► Desenvolver competências.

► Aprofundar um plano nos aspetos de: comunicação, âmbito, recursos, priorização e gestão do tempo.

► Saber como comunicar e vender a sua ideia de projeto.

► Envolver a equipa para uma escuta ativa.

Como funciona uma sessão com Go Minimal?

Como facilitadora, apliquei o jogo Go Minimal de diferentes maneiras durante as minhas sessões. Uma das aplicações foi feita com uma escola de inglês para adaptar o seu modelo de ensino 100% presencial a online face à situação pandémica. Através de uma sessão de gamification com o Go Minimal, foi possível definir um plano completo com uma lista de ferramentas de e-learning disponíveis e de baixo custo e sobre como tirar partido do conteúdo e manual das aulas a serem consumidas em formato online. Inicialmente, o desafio era responder às perguntas apresentadas pelo jogo e aprofundar as respostas com a ajuda do facilitador. Quase impercetivelmente, o plano foi delineado.

Numa outra aplicação, uma profissional com experiência na gestão de equipas de projeto encontrou a resposta para a sua preocupação sobre o momento em que estava a viver a sua carreira. Começou o jogo com um objetivo em mente e, à medida que a partida avançava, percebeu que, afinal, o que realmente queria fazer era começar a ensinar uma gestão ágil de projetos e criar um plano sobre como mover gradualmente a sua carreira nessa direção.

A aplicação de gamification com o jogo Go Minimal é muito versátil. O jogo tem 7 fases, para além da atividade de aquecimento (preparação) com 6 questões-chave. A fase de preparação leva 10min a completar.

Uma sessão de gamification completa quando se joga a etapa de preparação e as 7 fases leva um máximo de 2h30min. De acordo com as necessidades e disponibilidade dos jogadores, pode ser criado um plano mesmo sem passar por todas as fases.

Quanto mais fases se joga, mais profundo será o plano. Por outro lado, a aplicação do jogo pode ser dividida em mais do que uma sessão para desafiar o jogador a começar a executar o plano logo após a primeira partida.

Foi assim que uma coach muito ativa e empenhada criou o seu plano. Ela, que adora desafios e não tem medo de levar a cabo os seus planos, há muito que pretendia criar uma rede de cooperação entre profissionais de desenvolvimento humano com os quais poderia contar como parceiros e expandir a sua carteira de clientes a países de língua espanhola para além da Espanha. Durante duas sessões de uma hora cada, foi possível jogar Go Minimal, realizar as primeiras atividades e refinar o planeamento na segunda sessão.


Regista-te



Regista-te

O que vou aprender durante a certificação?

Torne-te um facilitador e aplique o jogo Go Minimal nas tuas sessões de facilitação, mentoria e consultoria!

 

Na certificação aprenderás:

 

► A origem do jogo Go Minimal como ferramenta de gamification e os seus valores fundamentais.

► Como ajudar os teus clientes a tirar um projeto da gaveta com a gamification.

► Como criar exercícios de aquecimento e reflexão com as cartas do jogo.

► Como criar um momento de integração e comunicação numa equipa.

 

No final da certificação, o cliente irá:

 

► Receberás o jogo com as 42 cartas.

► Receberás um certificado como um facilitador Go Minimal.

► Receberás apoio da formadora Gabi Oliveira e do designer e criador do jogo, Aníbal Viegas, para responder a perguntas e partilhar experiências.

► Receberás um manual com a dinâmica do jogo.

► Farás parte da Tribo Go Minimal: um grupo exclusivo no WhatsApp com acesso a novidades sobre o jogo, contacto direto com o criador do jogo e troca de experiências com outros facilitadores certificados.

► Serás capaz de aplicar a ferramenta em sessões de facilitação, mentoria e consultoria.

Go Minimal Online

O jogo Go Minimal também está disponível em formato online!

Os facilitadores que realizam a certificação online terão acesso à plataforma Go Minimal em português e em inglês, onde podem gerar um link para acesso pelos clientes, permitindo-lhes interagir com o jogo durante a sessão, como fariam durante uma partida cara a cara.

Desta forma, poderás realizar as tuas sessões de facilitação com o Go Minimal de qualquer parte do mundo, utilizando ferramentas como o Zoom, Google Meet, entre outras.



Regista-te

Quando e onde terá lugar a próxima sessão de certificação?

  • Em breve
  • Em breve
  • DNA Cascais, Portugal
  • Podes registar interesse utilizando o botão abaixo:


Regista-te

Qual é o valor do investimento?

Carga horária com 4 horas de formação.

A certificação tem um valor de investimento de 300€ (isento de IVA) e inclui o jogo de 42 cartas Go Minimal para que possas jogar e aplicar a técnica assim que saíres da sessão ou acesso à plataforma Go Minimal em português e em inglês (para aqueles que fizerem a certificação no formato online).

Ainda com dúvidas?

Tenho todo o prazer em responder às tuas perguntas.

E-mail: contacto@gabioliveira.pt

Telefone: +351 928 035 212

Marca uma reunião aqui!

Certificação

300€ (IVA Isento)

O que está incluído:

  • O jogo com as 42 cartas
  • Manual com a dinâmica do jogo
  • Certificado de Facilitador do Jogo Go Minimal
  • Apoio da formadora Gabi Oliveira
  • Apoio do designer e criador do jogo, Aníbal Viegas
  • Fazer parte da Tribo Go Minimal
  • Ser capaz de aplicar a ferramenta em sessões de facilitação, mentoria e consultoria.


Regista-te

Testemunhos

“O exercício com o LEGO® foi para mim bastante fácil de desenvolver. Apelou de forma instintiva à minha criatividade e no fim fluiu muito bem com o que quero melhorar. Ajudou-me a encarar este “obstáculo” de maneira diferente!”

Beatriz Tavares | Trainee na Axians Portugal

“As sessões serviram para reestruturar as ideias que tinha em minha mente e a pensar noutras variáveis a considerar para impactar os novos profissionais e aos que já estão comprometidos com a rede de cooperação que acabei de criar. Levaria mais tempo para começar o meu projeto se não tivesse participado das sessões de facilitação com a Gabi.”

Esther Martínez Robledo | Social Coach, Espanha

“Gabriela é uma excelente profissional com alto senso de responsabilidade e comprometimento com os objetivos de cada tarefa sob sua gestão. Demonstra fortes habilidades de comunicação e trabalho em equipa. Ela sempre tem uma atitude positiva independente da situação, além da capacidade de conduzir um projeto até a entrega bem-sucedida dos resultados necessários.”

Bruno Strapazzon | IT Manager, South America Infrastructure

Então, está pronto para ir para o próximo nível e alcançar os seus objetivos?

Marque a tua reunião aqui!


Vamos conversar!


Facebook-f


Instagram


Linkedin


Youtube